No dia a dia de uma transportadora, inúmeros aspectos podem contribuir para o alcance de suas metas e, sem dúvidas, a gestão da qualidade no transporte é um fator fundamental para a conquista de novos mercados e de bons rendimentos.
Para se destacar e competir com as grandes empresas do ramo, as pequenas e médias transportadoras precisam aprender a estabelecer uma gestão equilibrada e eficiente de seus processos, rotinas, operações e do próprio transporte.
Por isso, se você tem dúvidas sobre o assunto e deseja aperfeiçoar seus conhecimentos para elevar o nível de qualidade e eficiência de seu negócio, não deixe de acompanhar os tópicos a seguir. Reunimos as melhores dicas para você e sua transportadora! Acompanhe!
Por que investir na gestão da qualidade no transporte?
Segundo o Anuário CNT do Transporte de 2017, existem mais de 111 mil transportadoras atuando regularmente no país, o que representa queda de 29%, uma vez que no ano anterior o número final era de mais de 150 mil empresas.
Esse dado demonstra que a disputa por mercado é intensa e somente os negócios mais preparados conseguem se destacar e alcançar o sucesso. Negócios mal gerenciados tendem a fechar, principalmente por não atenderem uma demanda real por qualidade e agilidade por parte do consumidor.
Nesse contexto, a gestão da qualidade é fundamental, pois mantém a empresa competitiva. Em outras palavras, uma transportadora que executa seu serviço com qualidade conquistará clientes satisfeitos e fidelizados e, portanto, uma boa rentabilidade. Investir nesse aspecto é uma decisão inteligente que assegura:
- a manutenção da saúde financeira da empresa;
- o desenvolvimento de uma imagem positiva no mercado;
- a conquista de credibilidade e confiança do consumidor;
- a redução de custosdesnecessários ou excessivos;
- a eliminação de processos ineficientes.
Como efetivar a gestão de qualidade em sua transportadora?
Após entender melhor a importância de uma gestão de qualidade bem executada, é possível que você se pergunte como é possível alcançar todos os benefícios citados. Muitas vezes, gestores e empreendedores do ramo acreditam que essa é uma meta difícil de ser alcançada, mas existem meios de torná-la mais palpável.
Em resumo, é fundamental gerar e acompanhar relatórios das mais diversas atividades de sua transportadora, como:
- prazo de entregas e atrasos existentes;
- gasto por veículo e identificação das principais causas;
- rendimento de cada veículo por viagem;
- multas recebidas;
- lucros obtidos.
Somente com tais dados e relatórios é que o gestor consegue ter visão mais estruturada de seu negócio e aplicar as soluções corretas.
Por isso, tenha o hábito de lançar e registrar continuamente essas questões. Isso porque, para que seus resultados sejam sempre precisos e eficientes, é necessário ter controle de tudo o que acontece em seu cotidiano.
Outro ponto imprescindível é a adequação das rotinas do software à realidade de seu negócio. Tais rotinas são importantes para desenhar seus processos e se manter em dia com certificações, como a ISO e SASSMAQ.
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